972207543

Endereço
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100 - Centro - São Bernardo do Campo/SP
Sergio Galvão

25 de abr de 2011

Desafio Sebrae 2011

Reúna sua turma, monte uma equipe de 3 a 5 participantes, descubra como administrar uma empresa e concorra a um monte de prêmios.




O que é?
O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

Para que serve
O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

Quem pode participar
Estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam, na data da inscrição, com a matrícula ativa no 1º semestre de 2011.

 O tema escolhido a cada ano visa despertar o interesse dos participantes sobre as características de um determinado setor da economia.

A indústria de bicicletas  foi o tema escolhido para o Desafio Sebrae 2011 por duas razões: ser um produto interessante do ponto de vista da ficção do jogo, e por ser um meio de transporte ecologicamente eficiente do ponto de vista do planeta e da vida de cada um de nós.

Durante o jogo, as equipes produzirão bicicletas de três categorias diferentes: transporte urbano, esporte e lazer. Cada categoria tem características específicas, determinadas pela funcionalidade e pelo desempenho determinados pelos diferentes contextos de uso.

Assim,  velocidade, conforto, segurança e resistência são requisitos priorizados de forma diferente por diferentes tipos de usuários de bicicletas.

Gerenciar um fabricante virtual de bicicletas contribui para desenvolver no público universitário conhecimentos de gestão e atitudes empreendedoras que serão úteis para sua atividade futura como empregador ou empregado, mas, acima de tudo, como cidadão. 

A bicicleta como hoje conhecemos evoluiu através de diferentes designs e trajetórias tecnológicas em parte desconhecidos.

Segundo a 
Enciclopédia Britânica, há controvérsias sobre a invenção da bicicleta.Por algum tempo se acreditou que Leonardo da Vinci a tivesse esboçado em seu caderno de notas, o Codex Atlanticus, em 1492. Contudo, esta versão foi depois questionada e acusada de decorrer de uma falsificação incluída no Codex apenas nos anos 60 do século XX.[BA1]  Outra possível origem da bicicleta passaria pelo velocífero ou celerífero, criado em 1790, pelo Conde de Sivrac, que consistia de duas rodas ligadas por uma haste de madeira, mas que para deslocar-se precisava ser empurrada ou descer uma ladeira (Britannica). Esta falta de sistemas de propulsão, freio e direção tornava seu uso pouco prático e muito propenso a quedas e colisões. O verdadeiro ancestral da bicicleta seria a draisienne, inventada pelo Barão Karl von Drais, apresentada em 1817 em um percurso de 14 km e exibida em Paris, em 1818.