972207543

Endereço
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100 - Centro - São Bernardo do Campo/SP
Sergio Galvão

27 de abr. de 2011

Família Educafro


VAMOS OCUPAR UMA DAS LOJAS AMERICANAS, POR QUE?

Neste 1° de maio vamos às ruas para repudiar contra o mais recente espancamento a um trabalhador negro, Márcio Antônio de Souza, 33 anos. Ele foi brutalmente torturado por seguranças da Lojas Americanas de Campo Grande, MS, na manhã de 23/04, acusado de furto de um ovo de Páscoa pelo qual já havia pago.

A Educafro organiza a ocupação de uma das LOJAS AMERICANAS de São Paulo, protestando e exigindo:
a) treinamento para os funcionários da segurança e demais funcionários.

b) contratação de negros/as em cargos de chefia.

c) exposição nas prateleiras das Lojas Americanas,  de pelo menos 20% de bonecas negras! A não exposição faz parte da sutil discriminação!

O caso lembra o episódio envolvendo um funcionário negro da USP, Januário Alves de Santana, tomado por suspeito do roubo do seu próprio carro – um Ford EcoSport – numa loja dos supermercados Carrefour, Osasco/SP, em agosto de 2009, o assassinato, dentro da agencia do Banco Itaú de um cliente NEGRO, da própria agencia, por terem desconfiado dele, e muitos outros casos!

Os Governantes brasileiros continuam não combatendo TODAS as formas estruturais de discriminações. Exigimos políticas públicas urgente! Por exemplo, segundo o IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, sem políticas públicas com cortes étnicos, serão necessários 32 anos para que, só com os esforços da comunidade negra, os salários dos negros/as se igualem ao dos brancos/as.
Indignados por estes contínuos atos de racismo a Educafro convoca todos os seus guerreiros/as para  que juntos mostremos nosso descontentamento diante da continua exclusão do povo negro. Convocamos a todos para a programação abaixo:

Data: 1 de maio de 2011
10h – concentração no salão, na Sede da Educafro, Rua Riachuelo nº 342 Centro, próximo ao Largo de São Francisco. Aqui será feita a distribuição das filipetas.

11h – Marcha de visitação rumo a uma das Lojas Americanas!

12h – Nos uniremos às celebrações do dia do trabalhador, no Vale do Anhangabaú, com mais de 20 famosos/as artistas afro-brasileiros, cujo tema da festividade será BRASIL E ÁFRICA.
Alí partilharemos nosso lanche comunitário, nos gramados do Vale. Traga também água para que possamos fazer desse ato, um dia de partilha, protestos e reivindicações.
Encerraremos as atividades com a presença do Ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e uma teleconferência (direto da África do Sul) com  Nelson Mandela.

Logo após será anunciada a palavra de ordem do Ato de Cidadania da Educafro!
Temos certeza de sua presença, com camiseta, boné, bandeiras e faixas  da Educafro.